É a inserção de agulhas bem finas em lugares pré-estabelecidos (Acupontos), produzindo assim diversos efeitos fisiológicos e reequilibrando o organismo através do fluxo energético.
Colocam-se pequenas agulhas em pontos pré-determinados, chamados de pontos de acupuntura, que se localizam em terminações nervosas distribuídas pelo corpo. Através desse estímulo, inicia-se uma resposta no organismo que promove uma vasodilatação, atraindo células de defesa e estímulos neuronais e sensitivos que agem no organismo através dos meridianos (designados canais de energia). Desse modo, a acupuntura auxilia a oxigenação do tecido e consequentemente, sua restauração, promovendo o alívio da dor e inflamação.
Ela serve para o controle da dor de maneira rápida e eficaz, podendo atuar complementarmente em outras doenças como: câncer, insuficiência renal, problemas de pele e doenças auto imunes, idosos, problemas imunológicos entre outros. Ajuda a reduzir o uso de medicações e a trazer qualidade de vida para pacientes em cuidados paliativos
A maioria dos pacientes aceitam muito bem a acupuntura, a grande maioria chega a dormir muito durante e após a sessão, em torno de 20% não aceitam as agulhas. Nestes casos quando o paciente torna-se muito resistente ao tratamento com o agulhamento, temos outros tratamentos alternativos .
Na acupuntura podem ser utilizadas várias técnicas como:
AGULHAMENTO SECO
É o método mais usado na Acupuntura, não causam ferimentos e sangramentos, as agulhas podem ser coreanas ou chinesas. Libera substâncias, como: Serotonina, endorfina, histamina, que acalmam, relaxam, promovem analgesia e ajudam em processos inflamatórios, gerando bem-estar ao animal.
ELETROACUPUNTURA
Aplicação de corrente elétrica nas agulhas para potencializar o estímulo. Os pontos recebem estímulo que é mais elevado e continuo, aumenta a resposta imunológica, efeito analgésico, muito usada em casos de paralisia e tetraparesia, a resposta é mais rápida, estimula terminações nervosas sensoriais.
LASERPUNTURA
Uso do laser terapêutico em pontos de acupuntura, possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e de regeneração tecidual, usado também para cicatrização de feridas abertas. A laserpuntura é um método não invasivo, não causando dor, substitui o uso de agulhas em animais que não aceitam o agulhamento ou que são agressivos, causam o mesmo efeito das agulhas no organismo.
FARMACOPUNTURA
Aplicação de fármacos nos pontos para prolongar o estímulo; Injeção de fármacos em pontos de acupuntura, gerando uma resposta mais rápida, dependendo do fármaco utilizado pode-se obter efeito anti-inflamatório, analgésico, sedativo, estimulante.
MOXABUSTÃO
Utilização de um bastão de Artemisia vulgaris para aquecer as agulhas e, consequentemente, os meridianos. Muito utilizada para controle de dor e nos casos de deficiência energética. Usada para cicatrização de feridas abertas (acelera o processo de cicatrização), promove analgesia e acalma o paciente.
HEMOPUNTURA
É uma técnica onde se retira uma pequena quantidade de sangue do paciente e reaplica-se em pontos de Acupuntura específicos. Usada principalmente para aumento de imunidade e alergias.