A Termografia Infravermelha, também conhecida como Imagem Infravermelha (IR) ou Termometria Cutânea Infravermelha é o método mais avançado de testes através de um aparelho, o termógrafo, capaz de obter imagens e identificar alterações através da captura de emissão de calor dos corpos sem a necessidade de contato físico com o mesmo.
Utiliza-se uma câmera chamada termógrafo, um aparelho de alta tecnologia, para que sejam realizadas fotos das regiões afetadas.
Ajuda no diagnóstico complementar de diversas enfermidades, como inflamações, tumores, fibroses, neuropatias, dentre outras, não sendo indicada para diagnóstico definitivo, mas sim como um método complementar.
Utilizada no auxílio da identificação e localização de dores, edemas, inflamações em processos agudos ou crônicos
Além de poder ser realizado em todos os pacientes, o exame é indolor e pode ser aplicado em todo o corpo. A praticidade e a segurança de não haver contaminação são outras vantagens, uma vez que não se utiliza qualquer tipo de radiação ou contraste. É totalmente segura e, portanto não há contra-indicação. Facilidade com o que esta acontecendo com o paciente com dor e, a partir daí, seja dado o direcionamento para o tratamento adequado. Entre as suas muitas vantagens está a possibilidade de analisar com mais rapidez e eficácia os resultados que estão sendo obtidos com o tratamento.
A termografia não oferece risco à saúde, não é invasiva, não há radiação ionizante, não tem contraste, não tem contato, é totalmente segura. Para alcançar um diagnóstico preciso e seguro, o exame termográfico precisa ser realizado por um profissional capacitado, treinado e experiente para a realização do exame para correta mensuração e leitura do termograma, havendo a necessidade de seguir exigências mínimas para realização do exame, como preparo do ambiente e do paciente.